20 Curiosidades sobre os grilos



  • Os grilos são insetos da ordem Orthoptera. Ordem que também tem como membros os gafanhotos, as esperanças e as paquinhas.

  • Um grilo pode medir entre 30 milímetros até 50 milímetros de comprimento.

  • Os grilos sofrem uma metamorfose incompleta, que inclui três estágios de desenvolvimento (ovo, larva e adulto), diferentemente das borboletas que sofrem uma metamorfose completa de quatro estágios (ovo, larva, pupa e adulto).

  • O grilo tem um tempo de vida na forma adulta de cerca de 06 semanas.
    Um grilo adulto só tem dois objetivos em sua sua curta vida: comer e acasalar.

  • Embora os grilos tenham asas, eles não voam. Os grilos podem pular ou percorrer distâncias curtas produzindo movimentos bruscos.
    Os grilos usam as asas para se comunicar com os outros grilos. Para produzir os sons de chilrear, eles esfregam uma asa contra a outra. O som que o macho produz tem dois propósitos importantes e práticos para ele: atrair as fêmeas e alertar os outros grilos machos para ficarem longe.

  • Os grilos são onívoros, se alimentam de matéria vegetal e animal.

  • Os predadores naturais do grilo são: os roedores, os sapos, os pássaros, as aranhas, os lagartos, as vespas e as salamandras.

  • No mundo todo existem cerca de 900 espécies diferentes de grilos.

  • Os grilos são encontrados em quase todo o mundo, exceto em locais acima de 55 graus de latitude norte e sul.
    Os habitats dos grilos são: as matas, as florestas, os campos, as cavernas, as árvores, as pastagens e detritos de quintal de casa.

  • Os grilos podem ser da cor marrom, preta, vermelha ou verde.

  • Os grilos possuem olhos compostos e dispõe de uma ótima visão.

  • As longas antenas que os grilos possuem ajudam eles a sentir e cheirar o ambiente.

  • Um grilo é capaz de morder uma pessoa, mas a mordida não é forte o suficiente para danificar a pele. Geralmente o grilo morde para praticar a autodefesa.

  • Os grilos são insetos com hábitos geralmente noturnos, o que explica por que os ouvimos ao entardecer e à noite.

  • Um grilo não é um gafanhoto.
    Diferenças entre um grilo e um gafanhoto:
    O grilo tem hábitos noturno e o gafanhoto tem hábitos diurno.
    O grilo é Onívoro e o gafanhoto é Herbívoro.
    O grilo tem antenas muito longas e o gafanhoto antenas curtas.

  • Na China, os grilos são vendidos como animais de estimação, milhões de chineses criam e cultivam os grilos todos os anos.

    É uma tradição milenar que existe na China de adoração aos grilos, para os chineses os grilos trazem boa sorte.

    A luta entre grilos também é uma tradição muito popular que existe na China desde a dinastia Song (século X), somente os grilos machos participam do combate.

  • Folclore:
    No litoral norte do Estado de São Paulo (Brasil), existe um ditado que diz assim: Um grilo preto dentro de casa é sinal de doença, um grilo cinza é sinal de dinheiro e um grilo verde é sinal de esperança.

    Em Barbados (América Central), quando aparece um grilo e faz um som alto, significa que o dinheiro está chegando. Mas se aparece um grilo que faz um som baixo, significa o presságio de doença ou morte.

  • No Camboja, Laos, Tailândia e Vietnã, os grilos fazem parte da dieta dos nativos desses países.

    Na Tailândia, existem milhares de fazendas de médio e grande porte que produzem milhares de toneladas de grilos todos os anos para o consumo humano.

    Em comparação com as tradicionais fontes de carne (bovina, suína e de aves), os grilos são altamente nutritivos.

  • Os grilos no cinema e na animação:
    No desenho animado O Álbum da Família Urso (The Beary's Family Album), no episódio de número 09, chamado Davi-Grilo (Davey Cricket), um grilo aparece na residência da família Urso, e acaba dando muito trabalho e fazendo de bobo o Charlie Ursolão.

    Em 1940, Walt Disney criou o Grilo Falante (Jiminy Cricket), uma versão do Il Grillo Parlante, um personagem fictício criado pelo escritor italiano Carlo Collodi em 1883.

    Com a sua versão de 1940, Walt Disney acabou criando o único grilo de quatro patas do mundo todo.

  • Os grilos na música:
    Os Grilos (The Crickets) foi uma importante banda norte-americana de rock and roll da década de 1950. Foi formada por Buddy Holly (vocal e guitarra), Jerry Allison (bateria), Joe B. Mauldin (baixo) e Niki Sullivan (guitarra).

    Os Grilos foi a banda de rock pioneira na formação padrão de duas guitarras, baixo e bateria que existe até hoje. Os Beatles (The Beatles) escolheram o seu nome como uma espécie de homenagem aos Grilos.

    Buddy Holly foi o que mais se destacou na banda e no final da década de 1950 só perdia em popularidade para Elvis Presley nos Estados Unidos.

    Holly faleceu aos 22 anos de idade em 1959 em um trágico acidente aéreo. No mesmo acidente morreram também os cantores Ritchie Valens e The Big Bopper.



Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização.
Copyright © 2014- www.insetos.org Todos os direitos reservados.